Varíola – Sintomas, Tratamento, Prevenção, Causas - 2024

Varíola – Vale à pena saber mais

 variola-300x221

Embora alguns relatos e manchetes abordarem a possibilidade dela ser utilizada como arma biológica, a varíola foi declarada erradicada pela Organização Mundial da Saúde desde 1980. Conhecida como uma as doenças mais terríveis que já existiram, a varíola afetou e matou um número incontável de pessoas no mundo, causando epidemias devastadoras e acabando com populações inteiras.

A origem da mesma remonta de tempos tão antigos, e relatos dizem que pode ter surgido há mais de três mil anos. A doença afetou personagens importantes da história da humanidade, como o faraó Ramsés II, o rei Luis XV, a rainha Maria II e outras personalidades conhecidas.

Essa Dica Funciona em 2024

O que é a varíola: Uma doença infecciosa altamente contagiosa. Seu contágio era feito apenas por seres humanos. O vírus causador do problema era altamente resistente a vários fenômenos naturais, como as variações na umidade e na temperatura.

Sintomas da varíola: No início, os sintomas mais comuns eram a febre alta, as dores na cabeça e nas costas e o mal estar. Quando evoluía, a doença substituía a febre alta por erupções de coloração avermelhada na região da boca e no rosto, antes de espalharem-se pelo resto do corpo.  Depois, as lesões evoluíam para bolhas lotadas de pus, que faziam o doente sentir coceira e muita dor.

Tratamento da varíola e Prevenção da varíola: Por muito tempo, não existiram tratamentos para a doença. Bastava esperar que o organismo conseguisse combatê-la.

Porém, certa vez, no dia 14 de maio de 1796, um médico inglês chamado Edward Jenner percebeu que pessoas que haviam sido afetadas pelo vírus da varíola bovina nunca haviam sido afetadas pela doença que afetava os humanos.

Sendo assim, o médico criou uma vacina a partir do vírus da varíola bovina, imunizando aquelas pessoas que nunca haviam sido afetadas pela doença.


Essa Foi Mais uma Dica Rápida!

dicas-rapidas

Se gostou, curta e compartilhe: