Quais São as Etapas para Iniciar a Elaboração do TCC? - 2024

A construção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das fases mais importantes do estudante universitário, pois ele deve comprovar suas habilidades e ser capaz de desenvolver uma monografia a ser defendida frente a um grupo de avaliadores, constituídos de professores da respectiva área. O desenvolvimento de tal trabalho acadêmico é dividido em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Na fase inicial de elaboração do TCC, o discente precisa focar nos elementos textuais, pois é nessa seção geral que ele vai levantar sua ideia, dando direçãoà escrita científica do documento acadêmico.

etapas-para-fazer-um-tcc

Assim sendo, pode-se afirmar que as etapas iniciais na elaboração do TCC são (1) escolha do tema, (2) revisão de literatura e (3) elaboração da introdução. Para a escolha do tema de TCC, é necessário o estudante visualizar todas as áreas que contemplam seu curso de graduação. Como exemplo, temos o curso de Enfermagem contido na área da saúde. Enfermagem pode ser segmentada em Hospitalar e Clínica, Home Care, Pediátrica, de Resgate, Ambulâncias e UPAs, entre outras.

Supondo que o discente escolhe fazer o seu TCC com base em um estudo a ser desenvolvido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de seu município. Dessa forma, ele já levantou a ideia e agora pode especificar o tema de TCC através da revisão de literatura a ser realizada no Google Acadêmico, uma das principais base de dados utilizada pela comunidade científica brasileira. O estudante pode inserir os termos “enfermagem” e “UPA” no campo de busca e aguardar os resultados no topo da página. Feito isto, tem-se os seguintes documentos buscados no Google Acadêmico:

[HTML] Unidade de Pronto Atendimento-UPA 24h: percepção da enfermagem

SN Oliveira, BJ Ramos, M Piazza, ML Prado… – … Contexto-Enfermagem, 2023 – SciELO Brasil

Essa Dica Funciona em 2024

… de dois grupos temáticos: a percepção da equipe de enfermagem sobre a finalidade das
UPAs e a percepção da equipe de enfermagem sobre o processo de trabalho nas UPAs. …

Citado por 60

[PDF] Estresse e estratégias de enfrentamento em uma equipe de enfermagem de Pronto Atendimento

ARL Calderero, AI Miasso… – … de Enfermagem, 2008 – researchgate.net

… enfermagem, a maioria relatou ter optado pelo trabalho na UPA, já entre os auxiliares de
enfermagem … que justificaram a opção pelo trabalho na UPA, como estar próximo à população, …

Citado por 133

Atuação do enfermeiro na parada cardiorrespiratória em uma unidade de pronto atendimento (UPA)

AR de Lima, ASS Invenção – UNILUS Ensino e Pesquisa, 2017 – revista.lusiada.br

… A presente pesquisa pontua as atribuições do enfermeiro frente à paradacardiorrespiratória…se dá o entrosamento entre a equipe de enfermagem e médica, através de uma pesquisa …

Citado por 6

Feito isto, o estudante pode fazer leitura crítica dos artigos buscados, adquirir informações dos estudos de caso investigados pela literatura e definir o título do seu TCC em sua versão final. Com o embasamento teórico adquirido, o aluno pode seguir para a fase de construção da introdução do TCC, segmentando essa seção em contextualização, lacuna da pesquisa, relevância da pesquisa, objetivos geral e específico, e justificativa.

Para mais informações sobre como elaborar o TCC, acesse:

https://tcctranquilo.com.br/citacao-indireta-como-fazer-e-exemplos-abnt-2024/

Essa Foi Mais uma Dica Rápida!

dicas-rapidas

Se gostou, curta e compartilhe: