Sarna – Sintomas, Tratamento, Prevenção, Causas - 2024
Sarna – Informações sobre a doença
O que é a sarna: A sarna é uma doença causada por um parasita chamado Sarcoptes scabie, que se alimenta da proteína que constitui a camada superficial da pele, a queratina. Ela é transmitida através do contato íntimo com outra pessoa, podendo ser contraída também através de roupas. Trata-se de uma doença altamente infecciosa.
A infecção é comum nos genitais do homem e, na mulher, encontra-se nos seios. No entanto, as lesões causadas pela doença começam, geralmente, nas mãos, e se espalham para o resto do corpo (coxas, nádegas, axilas, entre outras partes) através delas, pelo ato de coçar as regiões provocadas.
Sintomas da sarna: A coceira (sintoma que se acentua durante o período noturno) e a presença das pápulas (pequenas lesões que geralmente formam uma crosta pelo fato de o doente coçar muito a ferida) são os principais sintomas dessa doença.
Essa Dica Funciona em 2024
Tratamento da sarna: O tratamento da doença é feito com produtos escabicidas ou inseticidas especiais. O produto é usado de forma local, no corpo todo, exceto acima da linha das orelhas e do nariz. Esse tratamento deve ser administrado por dois ou três dias e repetido depois, de sete a dez dias, com o intuito de combater os ácaros que ainda não haviam saído de seus ovos na primeira etapa do uso do produto.
Já existem remédios que são tomados via oral para o tratamento da sarna.
Vale lembrar que é importante que a família inteira seja tratada simultaneamente, para evitar o retorno da infecção.
Prevenção da sarna: É sempre importante levar em conta os cuidados e recomendações necessários para prevenir-se de alguma doença. Para a sarna, existem as seguintes orientações:
Evitar locais onde os hábitos de higiene são ruins, ou locais de alta concentração populacional.
Trocar as roupas do corpo diariamente.
Lavar as roupas pessoais e de cama todos os dias.
Lembrando sempre: a automedicação não deve ser efetuada.
Se gostou, curta e compartilhe: