Olho Seco – Sintomas, Tratamento, Prevenção, Causas - 2024
Síndrome do Olho Seco – Saiba mais
O que é a síndrome do olho seco: Dá-se o nome de síndrome do olho seco a uma anomalia na produção ou na qualidade das lágrimas de um indivíduo, podendo provocar o ressecamento da córnea, da conjuntiva e da superfície do olho.
Causas da síndrome do olho seco: A síndrome pode ser causada por alguns motivos, tais como: anormalidade das pálpebras, função reduzida das glândulas lacrimais e perda do componente aquoso da lágrima, evaporação em excesso provocada por alguns fatores ambientais (vento, fumaça, ar condicionado e outros), entre outras causas.
Sintomas da síndrome do olho seco: Os principais sintomas do problema são a vermelhidão, a secura, a ardência e a coceira, acompanhados da sensação de estar com areia nos olhos. Em casos mais graves, ocorrem sintomas como a fotofobia, a dificuldade de movimentar as pálpebras e o aumento na produção de muco.
Essa Dica Funciona em 2024
Tratamento da síndrome do olho seco: O tratamento da doença é feito aplicando lágrimas artificiais, de lubrificantes oculares na forma de pomadas ou colírios. Tais produtos ajudam a amenizar os sintomas e não costumam dar efeitos contrários aos desejados.
Prevenção da síndrome do olho seco: Certas recomendações são importantes para evitar a doença e diminuir sua probabilidade, assim como alguns cuidados são necessários para quem já possui a síndrome do olho seco. São eles:
Evitar passar um longo tempo na frente do computador ou da televisão. Quando as pessoas estão na frente dessas ferramentas, a tendência é piscar menos, o que compromete a lubrificação devido à má distribuição do filme lacrimal na superfície dos olhos.
Os portadores dessa síndrome precisam de um tratamento mais frequente com um oftalmologista que as outras pessoas.
As pessoas com a síndrome do olho seco podem ter problemas com as lentes de contato, portanto, podem precisar de cuidados para adaptarem-se ao uso das mesmas.
Se gostou, curta e compartilhe: