Como tirar chupeta e mamadeira – Dicas - 2024
Dicas de como tirar a mamadeira e a chupeta da Criança
Tirar a chupeta e a mamadeira de uma criança não é uma das tarefas mais fáceis. A idade mais indicada para realizar o processo é durante o segundo ano de vida da criança.
Dicas para Tirar a Mamadeira
Durante esse período, a criança que toma mamadeira geralmente 3 vezes ao dia, de manhã, a tarde e a noite. O indicado nesses casos é que se retire uma mamada de cada vez, substituindo por frutas ou sucos dados em copo com ou sem canudinho.
Os pediatras indicam tirar em primeiro lugar a mamada da tarde porque o vínculo emocional da criança é menor. A segunda mamada a ser retirada é a da manhã, e por último e mais difícil a mamada da noite.
Dicas para Tirar a Chupeta
Essa Dica Funciona em 2024
A chupeta geralmente é dada a criança quando ela é ainda um bebê. É uma complementação da necessidade de sucção, quando isto não ocorre, ela fica nervosa e agitada. As crianças usam a chupeta como forma de consolo, quando estão tristes ou frustradas com alguma coisa. Pode-se observar inclusive que em alguns casos elas chupam com mais força, demonstrando que o uso da chupeta geralmente está associado ao alívio para diversas frustrações.
Prestar atenção na criança e aos seus problemas, brincar com ela e estimular sua inteligência são maneiras adequadas para iniciar o processo de retirada da chupeta. É indicado que a chupeta seja retirada após um período de tempo em que a criança já abandonou a mamadeira. Nesses casos a melhor alternativa é conversar com a criança e explicar que a partir de uma certa data ela não irá mais usar a chupeta. Pode-se dizer por exemplo que vai dar a chupeta pro Papai Noel, pra ele levar pra uma criancinha pequena que não tem chupeta.
O mais importante em ambos os casos é que depois de retirar a chupeta e a mamadeiras dos filhos, os pais não voltem a oferecer os mesmos nunca mais. Para as crianças é muito mais difícil abandonar esses hábitos pela segunda vez.
O uso prolongado da mamadeira e da chupeta podem trazer riscos a saúde das crianças. Podem levar a alterações na arcada dentária, atrapalhar o desenvolvimento da fala, e causar cáries.
Se gostou, curta e compartilhe: