Como começa o câncer de pele no rosto - 2024
O câncer de pele é o crescimento descontrolado de células anormais da pele, resultando em tumores malignos. A maioria desses tipos de câncer se deve à exposição repetida da pele aos raios ultravioleta (UV) desprotegidos do sol. Mas como começa o câncer de pele no rosto?
5% dos cânceres de pele são melanomas (crescimento descontrolado de melanócitos), e os outros 95% incluem carcinoma basocelular (afeta as células basais) ou carcinoma espinocelular (multiplicação de células escamosas).
O que é o câncer de pele?
O câncer de pele é um tumor ou crescimento de células anormais na pele, o maior órgão do corpo. Esses tumores de pele podem ser benignos (não cancerígenos) ou malignos (câncer). Existem três tipos de câncer de pele:
- O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. Geralmente aparece na camada superficial da pele.
- O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum e também se desenvolve nas camadas externas da pele.
- O melanoma maligno é o tipo mais grave, já que é mais provável que se espalhe sob a pele. Pode ser fatal: 10.000 pessoas morrem de melanoma por ano.
Embora o câncer de pele seja a forma mais comum de câncer, a pele tem uma incrível capacidade de curar e se regenerar.
O câncer de pele geralmente pode ser tratado, especialmente se for detectado precocemente.
Como começa o câncer de pele no rosto?
O câncer de pele ocorre mais comumente nas áreas da pele mais expostas à luz solar, como; cabelo, lábios, rosto, orelhas, pescoço, braços e mãos.
Como mencionamos anteriormente, existem vários tipos de câncer de cabelo. Vamos detalhar os sintomas de câncer de pele no rosto de cada um deles.
Sinais e sintomas do carcinoma basocelular
Este tipo de câncer de pele aparece no pescoço e no rosto, duas áreas altamente expostas ao sol.
O carcinoma basocelular pode aparecer como:
Essa Dica Funciona em 2024
- Um caroço perolado, ou seja, aquele que pode ser visto da superfície da pele.
- Uma lesão plana, ou seja, semelhante a uma cicatriz.
- Uma úlcera no sangue.
Sinais e sintomas de carcinoma espinocelular
Esse tipo de câncer também ocorre em áreas muito expostas ao sol, como rosto, orelhas e mãos. Nesse caso, o carcinoma espinocelular ocorre principalmente em pessoas de pele mais escura e que não são expostas ao sol.
O carcinoma espinocelular pode aparecer como:
- Uma área plana com uma superfície crostosa.
Sinais e sintomas de melanoma
Este tipo de câncer pode se originar em qualquer parte do corpo humano. Este câncer ocorre com mais regularidade em áreas como o rosto e o tronco (especialmente em homens). Em contraste, nas mulheres, o melanoma aparece com áreas mais frequentes na parte inferior das pernas.
O melanoma também se origina no sol.
O melanoma pode aparecer como:
- Uma mancha que varia de cor, tamanho ou sangramento.
- Um tipo de lesão pequena, bordada e irregular e com uma cor que pode ser vermelho, rosa, branco ou azul escuro.
- Uma mancha que coça ou queima.
Prevenção do câncer de pele
É mais fácil prevenir o câncer de pele do que qualquer outro tipo de câncer; no entanto, o número de casos continua a aumentar. Nos Estados Unidos, mais de 3.500.000 casos são diagnosticados a cada ano. Isso é mais do que os casos de câncer de mama, próstata, pulmão e cólon combinados.
Especialistas preveem que um em cada cinco americanos desenvolverá câncer de pele ao longo de suas vidas.
Pessoas de qualquer origem étnica e cor da pele podem desenvolver melanoma. No entanto, as que estão em maior risco são pessoas com pele branca e olhos azuis, que queimam facilmente ao sol e que têm muitas sardas.
Fatores de risco adicionais incluem queimaduras solares anteriores, histórico familiar de câncer de pele, um sistema imunológico enfraquecido, cicatrizes na pele causadas por uma doença e exposição a raios X.
Os raios ultravioleta (UV) do sol danificam a pele e, com o tempo, causam câncer de pele. A melhor maneira de se proteger é evitar a exposição excessiva ao sol, especialmente queimaduras solares. Veja como prevenir o câncer de pele evitando o sol:
- Evite a luz solar direta por longos períodos, especialmente entre 10h e 16h.
- Use um chapéu de abas largas para proteger seu rosto e orelhas, e camisas e calças de manga comprida.
- Use um protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção solar (FPS) de 30 ou mais.
- Aplique protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e aplique-o novamente com frequência – especialmente depois de nadar ou suar.
- Use óculos de sol protegidos contra UVA para proteger seus olhos e use um protetor labial com protetor solar para proteger seus lábios.
- Não use espreguiçadeiras ou lâmpadas solares.