3 Curiosidades polêmicas sobre Palmeiras e Corinthians - 2024
Clássico bom é aquele que “pega fogo”. Neste sentido, Palmeiras e Corinthians têm muita história para contar. Jogos imperdíveis, clima diferente e a torcida sempre chegando junto.
Ama assistir o Derby Paulista? Então se liga nessas três curiosidades sobre a rivalidade:
1- “Canja de galinha para o Palestra”
Uma provocação feita por jogadores do Palmeiras iniciou a rivalidade centenária com o Corinthians. O episódio aconteceu em 1918, quando os alviverdes defendiam uma grande invencibilidade sobre o rival.
Um osso foi arremessado na mesa em que o elenco corintiano almoçava. Em tom provocativo, o Palmeiras mandou o seguinte recado: “O Corinthians é canja de galinha para o Palestra”.
O Corinthians resolveu responder em campo. No dia seguinte, o Derby acabou não tendo um vencedor. Neco fez um gol de falta no fim do jogo e definiu o placar: 3×3.
A brincadeira feita antes da partida gerou uma reação por parte do Corinthians. Com o empate, os atletas do Timão escreveram essa mensagem: “Este osso era para a canja e não cozinhou por ser duro demais”. Assim, o clássico ganhou mais importância.
Essa Dica Funciona em 2024
2- Virou casaca!
Usar verde ou preto e branco? Eis a questão. Alguns jogadores já fizeram a escolha de vestir as duas camisas: Palmeiras e Corinthians. Pode parecer estranho para os mais fanáticos.
Confira dois casos famosos de jogadores que passaram pelo Verdão e Timão:
O atacante Viola, revelado pelo Corinthians. Campeão da Copa do Brasil em 1995, o jogador teve a oportunidade de brilhar na Europa. Porém, decepcionou no Valencia, da Espanha. Voltou para o futebol brasileiro logo em seguida, em 1996, justamente para defender o Palmeiras.
A ida de Viola para o Palmeiras foi uma surpresa na época. Em 1993, na partida de ida da final do Campeonato Paulista, ainda jogando pelo Corinthians, ele imitou um porco na comemoração de seu gol e irritou toda a torcida palmeirense.
Vagner Love. Do Palmeiras para o Corinthians. O atacante é “Cria da Academia”. Defendeu o Alviverde em 2002, 2003 e 2009. Foi campeão da Série B. Depois, escolheu vestir a camisa do rival e foi campeão brasileiro.
Love teve duas passagens pelo Corinthians, em 2015 e 2019. O atleta se declara corinthiano hoje em dia.
3- Como o Palmeiras se tornou o “porco”?
O apelido de “Porco” para o Palmeiras envolve a morte trágica de dois jogadores corinthianos. Lidu e Eduardo. Um acidente de trânsito que abalou o Brasil e deixou o elenco do Corinthians extremamente desfalcado.
28 de abril. 1969. Um fusca bege capotou três vezes e não foi possível salvar a vida de Lidu e Eduardo. Para tentar reparar o prejuízo, o Corinthians pediu para inscrever dois novos atletas, mesmo com o prazo já encerrado.
O Palmeiras não concordou e deixou o rival “na mão”. A atitude não foi bem vista. O presidente do Corinthians naquela época, Wadih Helu, não economizou críticas. Para ele, o Palmeiras demonstrou “espírito de porco”.
Neste sentido, chamar o Palmeiras de Porco virou rotina. Só que de uma forma pejorativa. O clube se aproveitou disso e transformou o animal em seu mascote oficial. A rivalidade se acendeu ainda mais.
Se gostou, curta e compartilhe: