Como saber quando é a hora de trocar de computador? - 2024

Dizer adeus ao velho companheiro que ficou ao seu lado depois de tantas horas de tarefas e jogatina pode ser doloroso, mas quando a hora chega, é preciso um PC novo

hora-de-trocar-de-computador

Os computadores são máquinas criadas para durar anos, porém, com a evolução de peças chegando a cada ano, como novos processadores, plataformas novas que evoluíram com o passar dos anos e, até mesmo eficiência energética e velocidade, muitos se perguntam quando é o melhor momento para realizar a famosa troca de computador ou hardwares, principalmente se o PC em questão for gamer.

Os computadores e notebooks destinados a jogos ou trabalhos pesados de edição quase sempre precisam contar com um kit potente, como processadores fortes e placas de vídeo que aguentam o tranco. As peças mais caras podem chegar a ultrapassar facilmente a casa dos 10 mil reais em condições normais, por isso comprar em épocas de promoção se tornou importante. Se está pensando em trocar de notebook para dar um upgrade, notebook black friday é a melhor opção.

Mas caso esteja com dúvidas se vale ou não a pena fazer a troca, hoje será abordado este assunto. Dessa forma, todos os usuários de computadores, tanto de mesa quanto notebooks, terão o conhecimento necessário para saber quando o computador não aguentará mais realizar determinada ação.

Lentidão que não resolve com a formatação não é um bom sinal

Com o tempo, programas básicos como Chrome, por exemplo, começam a exigir mais do processador e da memória RAM. Isso pode acabar deixando o PC cada vez mais lento, mesmo depois de uma formatação ou após uma limpeza nos arquivos que poderiam deixá-lo sobrecarregado.

Essa Dica Funciona em 2024

Às vezes, as pessoas colocam até mesmo o antivírus para rodar pensando que a lentidão é derivada dele, mas, na verdade, o problema está nos hardwares. Quanto mais velho SSD, processador e memória RAM forem, menor eficiência eles terão, principalmente se forem de plataformas de gerações ultrapassadas, como DDR2 ou DDR3.

Hardware chegando ao limite da vida útil

Os componentes internos do computador, como processador, placa-mãe e disco rígido, têm tempo de vida útil. E, mesmo que eles ainda funcionem, podem não estar mais alinhados com as exigências dos programas atuais. Se o seu computador ainda usa um HD tradicional, por exemplo, ele já está defasado em relação aos modelos mais novos que usam o SSD e o NVME, muito mais rápidos.

Além disso, outros componentes podem estar limitando o desempenho do computador. Se percebe que, mesmo com pequenas atualizações, como mais memória RAM ou um novo HD, o desempenho não melhora tanto assim, isso pode ser sinal de que a máquina como um todo já está ultrapassada.

Hoje, a maioria dos computadores já vem com processadores bons, memórias de alta velocidade e placas de vídeo integradas que dão conta de rodar o básico. E, quando o computador antigo não tem mais como competir com isso, mesmo tendo uma plaquinha de vídeo dedicada, talvez seja a hora de abandonar pequenos ajustes e fazer um upgrade completo.

Custo de manutenção x custo de um novo aparelho

Um dos fatores mais importantes ao decidir se é hora de trocar de computador é o custo de manutenção. Às vezes, é possível ver gastos altos com reparos e melhorias que, no final das contas, o valor total poderia ser usado para comprar um computador novo e mais eficiente.

Se o computador está sempre precisando de reparos, e esses consertos estão começando a pesar no bolso, é importante colocar na balança o custo-benefício. Um computador novo pode ser um investimento inicial mais alto, mas vai poupá-lo de dores de cabeça e gastos futuros com manutenção. Sem falar que um novo aparelho vai trazer experiência de uso muito melhor, com mais velocidade, desempenho e eficiência.

Então, faça as contas: se o valor dos consertos está chegando perto do valor de um computador novo, pode ser a hora de se despedir do antigo. A troca não só vai garantir menos problemas, como também vai melhorar sua produtividade e experiência de uso.

Essa Foi Mais uma Dica Rápida!

dicas-rapidas

Se gostou, curta e compartilhe: