Cuidados essenciais com a caixa d’água - 2024

cuidados essenciais com a caixa d’água que se deve ter para preservar a saúde das pessoas que consome a água de um local ou que a utilizam diariamente, especialmente para tratar da higiene. Um deles é a limpeza da caixa d’água, que também é o mais importante. Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre ela e sobre outros cuidados que você ter com a sua caixa!

cuidados-caixa-de-agua

Saiba como cuidar da sua caixa d’água

Primeiro, é preciso saber que a caixa d’água requer manutenção para manter a água limpa e desinfectada. Isso porque, por mais bem cuidada que seja, há o acúmulo de lodo e também pode acontecer de algum inseto entrar por uma frestinha quase invisível e proliferar ali dentro. Esse último é o caso, por exemplo, do mosquito-da-dengue.

Portanto, entender os cuidados que se deve ter com ela é fundamental para a preservação da saúde. É possível cuidar da caixa d’água vedando-a muito bem, para que sua água seja inalcançável pelos animais e insetos que estiverem por perto. É preciso, inclusive, proteger bem a caixa de insetos. Mas, além disso, é preciso manter a limpeza da caixa d’água em dia. Ela é a principal maneira de garantir que a água está limpa.

Doenças que são transmissíveis por água suja

Os cuidados essenciais com a caixa d’água, quando adotados, fazem com que a água esteja limpa e livre de doenças. São diversas as doenças transmissíveis pela água por causa dos insetos e animais que acabam tendo acesso a ela. Se entra por exemplo, rato e lá ele morre, então essa água se contaminará.

E o efeito dessa contaminação pode demorar dias para aparecer até que o corpo do animal comece a se decompor e causar alterações na água. Algumas dessas alterações podem ser na cor e cheiro. Mas até elas aparecerem, a pessoas que dependem dessa caixa d’água já estarão com acesso há muito tempo à água contaminada.

Essa Dica Funciona em 2024

E essa contaminação gera doenças como leptospirose, amebíase, giardíase e outras. A maioria dela acomete o trato intestinal e geram sintomas como enjoos, diarreia e outros. Portanto, cuidar da sua caixa d’água é cuidar da sua saúde e das pessoas que você ama. E a principal forma de fazer isso, como já mencionado, é realizando a limpeza periódica.

limpeza-caixa-de-agua

Limpeza da caixa d’água

A limpeza é o mais importante de todos os cuidados essenciais com a caixa d’água que você deve ter. Através dela é possível garantir que a água está apta para o consumo e que não causará nenhum mal. Sua realização se dá de forma simples.

É preciso subir na caixa d’água, entrar dentro dela e esvaziá-la, deixando-a bem seca. Em seguida, é preciso lavá-la e despejar água sanitária, preenchendo-a com água novamente. Essa água estará com bastante produto e deve ser utilizada por completo para limpar também o encanamento. Depois disso, deve-se reiniciar o procedimento de esvaziamento da caixa e enchê-la novamente. Dessa vez, a água será a utilizada pela família moradora da residência.

Na teoria, realmente é um procedimento simples, mas na prática envolve muita coisa. Isso porque é preciso técnica para realizar a limpeza, cuidado para não caixa tanto da altura da caixa d’água como escorregar dentro da própria caixa durante o procedimento. E também é preciso tomar cuidado com a quantidade de produtos utilizada, para que ninguém acabe intoxicado por beber da água.

Portanto, a maneira mais segura de realizar a limpeza da caixa d’água é através de uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora. Ela conta com profissionais qualificados, equipamento de ponta e, ainda, realiza o procedimento de forma rápida e eficaz.

Essa Foi Mais uma Dica Rápida!

dicas-rapidas

Se gostou, curta e compartilhe: