Bem-estar no escritório: como criar um ambiente produtivo e confortável com ar-condicionado
Iluminação inadequada, mobiliário desconfortável e falta de organização são alguns fatores que podem acabar impactando negativamente o bem-estar no trabalho. Por isso, criar um espaço agradável não é apenas uma questão de conforto, mas também de desempenho profissional.
Um ambiente bem-planejado contribui para a concentração, ajuda a reduzir o estresse e melhora a qualidade do trabalho. Com ajustes simples, como a escolha de uma cadeira ergonômica, a regulação do ar-condicionado e a adoção de uma iluminação adequada, é possível fazer toda a diferença na rotina do escritório.
Outro aspecto essencial para um espaço produtivo é a climatização. Manter a temperatura ideal evita desconfortos e melhora a disposição ao longo do dia. Para quem deseja investir nesse ajuste, há diversas opções acessíveis, e, com o cupom de desconto Leveros, é possível garantir um ambiente climatizado por um preço mais vantajoso. Abaixo, você confere dicas para criar um ambiente produtivo e confortável usando o ar-condicionado adequadamente.
Temperatura ideal
A temperatura influencia diretamente o desempenho dentro do escritório. O ideal é manter o ar-condicionado funcionando entre 22 ºC e 24 ºC. Assim, é possível garantir um ambiente fresco sem ser excessivamente frio. Isso porque temperaturas muito baixas podem acabar gerando desconforto térmico.
Qualidade do ar
Quando se tem um ar-condicionado no escritório, é importante garantir a circulação de ar no ambiente. Por isso, sempre que possível, combine o uso de ar-condicionado com períodos de ventilação natural para evitar o ar seco e, assim, garantir a renovação do oxigênio.
Manutenção do aparelho
Para garantir um ambiente saudável, é muito importante se atentar à manutenção do ar-condicionado. Filtros sujos podem acabar acumulando poeira, bactérias e fungos, o que consequentemente contribui para alergias e doenças respiratórias. O mais recomendado é realizar a limpeza dos filtros a cada 15 dias.
Umidade do ar
O ar-condicionado pode ajudar a reduzir a umidade do ar, causando ressecamento da pele, dos olhos e das vias respiratórias. Para evitar que isso aconteça, algumas medidas podem ser adotadas, como, por exemplo, usar um umidificador de ar, ter mais plantas naturais no ambiente e se hidratar constantemente, tendo por perto sempre uma garrafinha d’água.
Distribuição do fluxo de ar
A posição do ar-condicionado também é muito importante para evitar possíveis desconfortos. Evite que o fluxo de ar fique direcionado diretamente para a sua estação de trabalho. Isso pode causar sensação de frio e até dores musculares. O recomendado é que o vento seja distribuído de maneira uniforme. Desse modo, garante-se uma climatização equilibrada do ambiente.
Como escolher o melhor ar-condicionado?
Modelos disponíveis
Os modelos de ar-condicionado mais recomendados são:
- Split: É um modelo silencioso, ideal para ambientes médios e grandes.
- Cassete: Instalado no teto, esse modelo proporciona uma mulher distribuição do ar, sendo ideal para ambientes maiores.
- Duto (Central): Esse modelo é indicado para grandes escritórios, pois climatiza vários ambientes ao mesmo tempo.
Eficiência energética
Determinadas funcionalidades podem tornar o uso do ar-condicionado ainda mais eficiente. Por exemplo, filtro HEPA ou de carvão ativado, controle por Wi-Fi e também modo econômico, que ajusta o funcionamento para reduzir o gasto de energia.
Capacidade do aparelho
A capacidade do ar-condicionado é medida em BTUs. Ela deve ser escolhida de acordo com o tamanho do escritório, a quantidade de pessoas e também a quantidade de equipamentos eletrônicos presentes.
Conclusão
Um escritório bem-climatizado melhora muito a concentração de quem está trabalhando, além de reduzir a fadiga e de contribuir para um ambiente mais produtivo e saudável. Com alguns cuidados supersimples, é possível aproveitar todos os benefícios do ar-condicionado.
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